Temporal causa destruição e mortes na cidade de Lajedinho, na Bahia - Ibicoara de Todos

Temporal causa destruição e mortes na cidade de Lajedinho, na Bahia

Defesa Civil afirma que oito corpos foram localizados após enxurrada.
Município pertence à região da Chapada Diamantina, a 355 km de Salvador. 

Atualizado em 08/12/2013 18h21
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva destruiu casas, arrastou carros e bloqueou ruas (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
Um temporal causou destruição e mortes na noite de sábado (7), no município de Lajedinho, a cerca de 355 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Até as 15h50 (horário da Bahia) deste domingo (8), a Defesa Civil do Estado confirmou a localização de oito corpos após a enxurrada que destruiu cerca de 70 casas e arrastou carros. O órgão também aponta que cerca de 100 pessoas tiveram suas casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas. Moradores relataram que o nível da água chegou a dois metros de altura.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, as buscas por pessoas desaparecidas continuam. Por volta das 12h40, o órgão tinha a informação de dez desaparecidos. De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.
Paulo Sérgio Luz informou que na lista dos mortos estão: Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família;
Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Uma pessoa não foi identificada. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho.
Uma equipe da Defesa Civil foi enviada em caráter emergencial ao município na manhã deste domingo. Eles procuram por escolas e ginásios na região que possam servir de abrigo para as vitimas. Cobertores, colchões e alimentos também são levados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% do comércio de Lajedinho foi destruído.
O vice-governador do estado, Otto Alencar, esteve em Lajedinho e afirmou que o cenário é de muita destruição. "Houve uma tromba d'água, que começou 11h da noite e foi até 1h30 da manhã. Choveu 120mm. O solo estava completamente descoberto por causa da seca", afirmou.
O professor Eliude Carvalho da Silva, morador de Lajedinho há 16 anos, relatou ao G1 a ocorrência de duas mortes em sua família e a informação de que ainda há conhecidos e parentes desaparecidos. "Duas pessoas da minha família morreram. Minha cunhada e meu sobrinho", afirmou na manhã deste domingo.
De acordo com o morador, a cidade fica em uma região de vale. "Fica em uma baixada. Isso [alagamento] já aconteceu no ano passado. A chuva foi muito forte, e associado a essa chuva, vem trazendo mato da cabeceira do rio", conta.
O morador Marcos Antônio Oliveira registrou as imagens de destruição e caos na cidade e contou, em entrevista ao G1, que os bairros afetados ficaram sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Ele também aponta que esta não é a primeira vez que a cidade é afetada por um grande temporal. "Três vezes que isso já acontece e não fazem nada. Com vítimas foi a primeira vez", diz . Informações G1 BA
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Depois da chuva, carro ficou fora do chão em garagem (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho destruiu também a sede da prefeitura (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

  •  
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho deixou cidade destruída, na Bahia (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Cidade ficou com cenário de destruição neste domingo (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Chuva em Lajedinho, na Bahia, começou na noite de sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Rua da cidade ficou intransitável durante a chuva no sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp